Search Engine Result Pages (SERP) é a lista de resultados que um motor de pesquisa responde com base em uma específica palavra ou frase de pesquisa. Cada referência na lista inclui a página web, o URL, uma sucinta descrição do conteúdo da página e, em alguns casos, links de interesse dentro dos websites.
Existem três principais tipos de resultados nos SERPs: página que o spider dos motores de pesquisa rastrearam e indexam; páginas que foram adicionas manualmente a um diretório do motor de pesquisa; e página que aparecem como resultado de inclusões pagas.
O ranking mais elevado é geralmente a informação mais útil; os links vão perdendo a relevância conforme vai descendo da lista.
Dependendo do número de páginas web que contém uma particular palavra ou frase, um SERP poderá demonstrar desde 0 (caso não existem resultado) a milhões de itens.
Regra geral, os utilizadores dos motores de pesquisa habitualmente irão somente visualizar apenas os primeiros resultados.
Webmasters e gestores de websites utilizam várias estratégias e táticas de SEO para potencial os seus SERPs em posições cimeiras nos resultados.
Os principais elementos dos SERPs são:
- Resultados de pesquisa direta: consiste no link dos sites. Este é a instância natural dos motores de pesquisa, onde sites “lutam” pelas cimeiras posições. O resultado de uma página de pesquisa, por defeito, disponibiliza 10 links.
- Blocos de publicidade
- Pequenos campos antes dos resultados de pesquisa. Com base em erros comuns expõe rápidas recomendações, uma calculadora, ou outros
- Imagens correspondentes com a particular pesquisa
- Resultados relacionados: visa aprimorar a pesquisa. O utilizador pode ter interesse nos temas/sugestões
- Elementos de gestão: inclui os links para o site
As 15 mais populares características dos SERPs:
- AdWords Bottom/Top:usualmente os resultados que estão visíveis no topo ou fundo dos resultados orgânicos. Esta publicidade é disponibilizada com base na utilidade e relevância dos termos de pesquisa
- Featured Snippet: principal objetivo é expor informação, que não está contida no Knowledge Graph. Tais snippets são utilizados para a descoberta de específicos detalhes, que estão localizados ao longo das relevantes páginas.
- Image Pack: esta característica permite a visualização de imagens relevantes e associadas com o termo de pesquisa
- In-Depth Article: a procura de termos gerais tende a representar a visualização de conteúdos extensivos, com uma media de 5000 palavras. O seu objetivo é providenciar valor na transmissão de conhecimento
- Knowledge Card: como o nome sugere, é uma parte integrante do Knowledge Graph, onde consta informação semântica adicionada por pessoas ou extraída de um índex.
- Knowledge Panel: de forma idêntica ao Knowledge Card, são os resultados com informação adicionada por utilizadores ou fruto de acordos de parcerias. Estes resultados podem ser encontrados no topo direito dos resultados orgânicos.
- Local Pack: este resultado visa as localizações facultadas pela Google, com base em uma geografia e/ou intervalo de distância. Os resultados mobile causaram o hábito da visualização na vertical ao invés da horizontal.
- Local Teaser Pack: está característica providencia recomendações úteis sobre restaurantes e hotéis, como a sua localização e horário de funcionamento. No entanto, toda a informação pode ser útil, como as fotos dos locais e reviews para uma decisão mais cuidada.
- News Box: categoria de resultados da Google. O procedimento para aparecimento no bloco das notícias é muito díspar da disposição orgânica de resultados.
- Related Questions: questões que o motor de pesquisa considera relevantes para o tópico pesquisado. Pode estar situado em vários locais dado as similaridades com featured snippets.
- Reviews: talvez o mais útil e credível no processo de decisão ou estabelcimento de opinião sobre determinado produto ou serviço. A classificação da informação nos SERPs pode ser encontrada ente o URL e o snippet.
- Shopping Results: resultados pagos para determinados produtos e serviços.
- Site Links:quem procura uma determinada informação terá que optar por dez 10 links. A forma como os links são trabalhados é um fator de influência, assim como a marca associada.
- Tweet:desde 2016 que pode encontrar resultados do Tweeter em combinação com os resultados orgânicos.
- Vídeo: resultados como vídeos de Youtube vão aparecer quando utiliza específicas keywords. A características de vídeos, nos dias de hoje, são considerados resultados orgânicos.